quinta-feira, 19 de dezembro de 2013




A História das Ciências Biológicas e a disciplina de biologia escolar

As ciências que são voltadas para o estudo da vida hoje conhecida como ciências biológicas, eram antes uma mistura de várias áreas do conhecimento, e abrangia botânica, zoologia, mineralogia, enfim, vários aspectos dos organismos viventes na terra e os mecanismos que regem a vida, e era chamada de historia natural, ainda não existia a biologia em si como área de estudo. O termo que definia a biologia como uma área de estudo ampla, mas separada de outras só veio aparecer no século XIX por Lamarck e Treviranus que criaram o termo biologia q do grego significa estudo da vida. O Positivismo lógico era a idéia inicial de muitos filósofos e estudiosos pioneiros no ramo das ciências e funcionava como base no pensamento empírico tradicional e no desenvolvimento da lógica moderna, mas a ciência levou muitos positivistas lógicos a estudar o método cientifico e explorar a lógica dada pela teoria através da confirmação por meio de experimentos. A partir desse fato muitas descobertas foram feitas como a descoberta de que todos os seres vivos eram formados por células e então a Teoria celular apareceu, a descoberta da fecundação, das leis da herança e uma das mais conhecidas que é a teoria da evolução das espécies. Atualmente o Positivismo lógico é desconsiderado pela maioria dos filósofos.
A disciplina escolar que conhecemos como Biologia, tem uma historia particular interessante, pois antes de ser ministrada para alunos de ensino médio de escolas publicas e particulares, era uma disciplina tida como área de estudo de elite, ministrada sob o titulo História natural e consistia em botânica, zoologia, fisiologia e mineralogia, e funcionava quase como um curso superior.


Imagem 01: Ensino de biologia - https://www.ufmg.br/diversa


O movimento de unificação das Ciências Biológicas influenciou a criação da disciplina escolar Biologia, que foi modificada e os assuntos divididos em muito mais tópicos como citologia, histologia, fisiologia, zoologia, botânica, genética, ecologia, sendo esses assuntos abordados e divididos nos 3 anos do curso do ensino médio. Essa disciplina que antes era apenas para a elite e assunto de cientistas e estudiosos renomados, passou a ser ministrada para alunos que agora tem oportunidade de ingressar no ramo da pesquisa. Mas infelizmente a forma como é ensinada nas escolas fez com que perdesse muito o foco principal que é a descoberta cientifica, e sendo assim tornando vago distante o interesse dos alunos pela ciência. O que antes causava status, é agora um estudo simples que atrai poucos estudantes. A forma como a disciplina é ministrada é o principal motivo para essa decadência, pois o que é passado para os alunos é teoria em cima de teoria, sem a pratica da pesquisa em si, sem idas ao laboratório para que os alunos vejam o que aprenderam em sala de aula, sem a aplicação pratica do que foi visto em teoria. Alguns alunos nem se quer sabem o que é estudado em biologia, nem sabem por que estudam essa disciplina, onde ela se aplica.



Imagem 02: Onde a biologia se aplica - http://colegiosaomiguel.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário