quinta-feira, 19 de dezembro de 2013




Modelos de comunicação cientifica e Divulgação cientifica

A ciência possui uma estrutura em ciclo, um ciclo científico composto de cinco elementos, que são eles: Ciência, Comunicação, Legitimação, Divulgação, Impactos.
Os modelos são representações simplificadas e inteligíveis do mundo que permitem vislumbrar características essenciais de um domínio ou campo de estudo. Possuem características de mapeamento, de redução e de pragmatismo. Podem ser de quatro tipos:
Difusionista -  Faz parte intrínseca a própria ciência e é publica. É um instrumento de contribuição pessoal e também a materialização das discussões informais para a formalização, e esta próximo ao modelo epistêmico de Goffman.
Paradigmático - A formalização de informação científica é uma visão de mundo de uma comunidade. Ocorre um processo continuo de cognitivo de recriação de teorias a partir de refutações por modelos melhores.
Dialético - Forma um ciência crítica, evitando a ser um mero instrumento de manipulação pela Linguagem.
Cultural - A comunicação não há definições claras para os cientistas seguirem.
Existe um ponto importante de ser citado que é a diferença entre comunicação e divulgação. A primeira se relaciona a especialistas, e é caracterizada por códigos particulares e manipulados por profissionais. A segunda se relaciona a leigos, e ocorre uma transposição de linguagem, para ser compreendido de forma mais eficiente, com uma linguagem mais simples.


Imagem 01: Divulgação  cientifica - http://resenha-on.blogspot.com.br




A pesquisa da Divulgação cientifica tem alguns impactos como o fato de o social ser visto como filtro e amplificador de informações em relação aos grupos. Além de estar envolvida com reestruturação de grupos sociais, com campanhas de conscientização.
As revistas e as literaturas relacionadas a divulgação cientifica é voltada para um grupo social tecnocrata, e as pessoas que mais fazem essa divulgação são cientistas, embora sejam contraditórios nos objetivos pedagógicos da divulgação cientifica. É possível observar espaços que fazem essa divulgação em espaços não formais como por exemplo museus, parques, entre outros. Existem ainda outras formas de divulgar assuntos relacionados com o meio
cientifico, como a escola, internet, centros de ciência e jornalismo. Portanto alguns pontos importantes podem ser ressaltados, como a DC é mais voltada para cientistas, e os professores são vistos como coadjuvantes. Um outro ponto é o tipo de linguagem de como essa divulgação é feita, que é uma linguagem técnica, dificultando o entendimento de alguns grupos de pessoas. Essa linguagem pode passar por um processo de transposição de linguagem para que outras pessoas que não são cientistas ou professores tenham um acesso e entendimento mais adequado.

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