terça-feira, 11 de março de 2014


                 Proposta de aula - Ecologia

      UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Instrumentação 2
Prof: Saulo Seiffert
Aluna: Tássia Assunção - 20901258



Inst. de Ensino: E.E. Inspetora Dulcineia Varela Moura
Disciplina: Biologia
Professor(a): Tássia Assunção
Série/Ano: 3° Ensino: Médio Tempo: 02 Turma: 03 Quantidade: 25
Tema gerador: Desenvolvimento social e ambiental
Objetivos: Identificar os padrões de relações e interações entre seres vivos de mesma espécie e de espécies diferentes levando em consideração o ambiente em que vivem e os recursos disponíveis.
Competência/ habilidade: 4.14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, entre outros. 
Conteúdo: Ecologia – Relações ecológicas
Conceitos: Interespecífico, intraespecífico, espécie
Estratégia: Jogo de cartas no estilo pif-paf, das relações ecológicas intraespecífica e interespecíficas. 
Procedimento: Os alunos serão divididos em grupos de 5 alunos e cada grupo recebera um baralho das relações ecológicas. Os alunos que montarem primeiro as duas trincas de relações de cada grupo irá disputar a final com apenas os vencedores da primeira rodada. O aluno que montar as duas trincas na final será o vencedor.
Recursos: Baralho impresso e colado em cartolina, data-show.
Avaliação: Ao final do jogo, cada aluno deverá anotar os números das cartas correspondentes da formação das suas trincas, e relatório individual das suas trincas montadas e o coringa se houver, para posterior correção pelo professor.


 Roteiro de aula
- Aula expositiva com uso de data-show;
- Vídeo didático – relações ecológicas;
- Entrega de baralho para cada grupo;
- Acompanhamento das atividades dos alunos, auxiliando nas dificuldades;
- Entrega do relatório identificando numericamente as suas trincas;
- Cada aluno deve fazer anotações sobre as suas trincas finais e descrever a relação ecológica entre os animais ou o coringa, com suas próprias palavras.
Recursos
O baralho será feito com imagens de animais obtidas da internet. Posteriormente essas imagens serão impressas e coladas em papel emborrachado para dar maior resistência ao baralho.
Roteiro por aluno
- Após os alunos serem divididos em grupos de 5 alunos, cada grupo receberá um baralho das relações ecológicas.
- As regras desse jogo são as mesmas do jogo de cartas pif-paf, onde cada aluno receberá 6 cartas do baralho e as demais ficarão disponíveis para compra. 
- O jogo se inicia com a compra de uma carta e descarte de outra ou da mesma, ficando a critério do jogador.
- O jogador seguinte que fica no sentido horário do primeiro jogador, poderá comprar uma carta do baralho disponível ou a que foi descartada pelo jogador anterior. Em seguida fará um descarte.
- O jogo prossegue assim até que o primeiro aluno consiga montar duas trincas cada uma com uma relação ecológica e o nome correspondente.
- Cada baralho conterá quatro cartas coringa. As cartas coringa conterão problemas relacionados à destruição dos recursos desses indivíduos, como: água, alimento, desmatamento e destruição de habitat, e caça predatória. Fatores esses que devem ser observados e uma solução buscada. O aluno que pegar uma dessas cartas deve descrever uma forma de solucionar o respectivo problema.


RELATÓRIO INDIVIDUAL DE AULA – RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Escola:
Data:
Professora:
Aluno:                                                                                                 Serie:             Turma:

Número das cartas
Nome da relação ecológica
Trinca 1


Trinca 2



1.    Houve coringa? Se sim qual? Qual sua opinião para resolver o problema apresentado pelo coringa? 




2.     Descreva com suas palavras a relação dos indivíduos das suas trincas.










BARALHO








  





































Nenhum comentário:

Postar um comentário