UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Instrumentação 2
Prof: Saulo Seiffert
Aluna: Tássia
Assunção - 20901258
Plano de aula - Anatomia
Disciplina: Biologia Professor(a): Tássia Assunção
Série/Ano: 2° Ensino:
Médio Tempo:
02 Turma:
03 Quantidade: 25
Tema gerador: Desenvolvimento social e ambiental
Objetivos: Reconhecer os ossos do esqueleto axial, e do esqueleto apendicular,
diferenciando a cintura escapular e a cintura pélvica. Identificar as
doenças e distúrbios relativos ao sistema ósseo, observando seus sintomas e
medidas profiláticas.
Competência/ habilidade: 4.15 – Interpretar
modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em
qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
Conteúdo: Anatomia, Sistema esquelético ou ósseo.
Conceitos: Esqueleto, axial, apendicular, cinturas escapular e pélvica,
distúrbios ósseos.
Estratégia: Montagem de modelo anatômico do
esqueleto humano e de dois distúrbios ósseos com uso de massinha de modelar.
Procedimento: Os alunos serão divididos
em grupos de 5 alunos e cada grupo receberá um kit contendo o material para a montagem
do modelo e roteiro para a realização da atividade.
Recursos: Massinha de modelar de cores diversas, papel A-4 e maquina fotográfica
ou celular.
Avaliação: Cada grupo será avaliado pela montagem dos modelos, do relatório
individual e pesquisa para casa sobre exercícios físicos e alimentos que
auxiliam na medida profilática e cura de distúrbios ósseos do seu grupo.
Roteiro de aula
- Aula no laboratório de informatica com aplicativo de mapa anatômico interativo Netter;
-
Aula expositiva com uso de data-show;
-Vídeo
didático de sistema ósseo, e doenças e distúrbios relacionados a esse sistema.
Cada aluno deverá escrever um relatório do que foi visto no vídeo, e valerá
como nota;
-
Sorteio de material para cada grupo, em que cada um ficara responsável pela
montagem do esqueleto e de dois distúrbios ósseos, lidos no material enviado
por e-mail, visto na aula teórica e anotado durante o vídeo;
-
Entrega de kit para cada grupo; Cada kit conterá: Massinha de modelar de cores
diversas, roteiro especifico de cada grupo; e questionário avaliativo
individual;
-
Acompanhamento das atividades dos alunos, auxiliando nas dificuldades e
avaliando desempenho e fotografando os modelos de cada grupo para correção posterior
e montagem de um mural. Esse mural será de cada grupo, uma vez que cada grupo
tratará de dois distúrbios ósseos, escolhidos por meio de sorteio.
-
Entrega do questionário avaliativo individual;
-
Pesquisa de histórico dos dois distúrbios ósseos relativos ao seu grupo,
medidas profiláticas e possíveis curas para montagem de mural escolar. Cada
histórico deve conter: A doença, medidas profiláticas, alimentos ricos nos
nutrientes responsáveis pelo bom funcionamento do sistema ósseo, qual a idade
que uma pessoa pode ser acometida pela doença, o ano e autor da descoberta da
doença, e casos famosos de cada distúrbio.
Recursos
Os
modelos anatômicos serão montados com uso de massinha de modelar de cores
diversas, e ficarão sobre o papel A-4 para facilitar a visualização. A máquina
fotográfica ou celular serão utilizados para registrar os modelos para
posterior avaliação pelo professor e montagem de um mural.
Roteiro por grupo
Grupo 1.
- Montagem do esqueleto utilizando as seguintes cores de massinha:
Esqueleto axial - Cor: Azul
Esqueleto apendicular:
Cintura escapular - Cor: Amarela
Cintura pélvica - Cor: vermelha
- Montagem dos distúrbios ósseos:
- Artrite reumatoide
-Ciática
Grupo 2.
- Montagem do esqueleto utilizando as seguintes cores de massinha:
Esqueleto axial - cor: Azul
Esqueleto apendicular:
Cintura escapular - Cor: Amarela
Cintura pélvica - Cor: vermelha
- Montagem dos distúrbios ósseos:
- Desordem temporomandibular
- Escoliose / lordose/ sifose
Grupo 3.
- Montagem do esqueleto utilizando as seguintes cores de massinha:
Esqueleto axial - cor: Azul
Esqueleto apendicular:
Cintura escapular - Cor: Amarela
Cintura pélvica - Cor: vermelha
- Montagem dos distúrbios ósseos:
- Hálux Valgo
- Hérnia de disco
Grupo 4.
- Montagem do esqueleto utilizando as seguintes cores de massinha:
Esqueleto axial - cor: Azul
Esqueleto apendicular:
Cintura escapular - Cor: Amarela
Cintura pélvica - Cor: vermelha
- Montagem dos distúrbios ósseos:
- Lesão do menisco
- Mieloma múltiplo
Grupo 5.
- Montagem do esqueleto utilizando as seguintes cores de massinha:
Esqueleto axial - cor: Azul
Esqueleto apendicular:
Cintura escapular - Cor: Amarela
Cintura pélvica - Cor: vermelha
- Montagem dos distúrbios ósseos:
- Osteoartrite
- Osteoporose
Cada grupo receberá
juntamente com o kit o seguinte roteiro:
Questionário
Avaliativo
Escola:
Data:
Nome: Série:
Turma:
Identifique os ossos indicados na imagem abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário