quarta-feira, 12 de março de 2014

     
 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Instrumentação 2
Prof: Saulo Seiffert
Aluna: Tássia Assunção - 20901258

Plano de aula - Anatomia

Disciplina: Biologia Professor(a): Tássia Assunção
Série/Ano: 2°  Ensino: Médio Tempo: 02 Turma: 03 Quantidade: 25
Tema gerador: Desenvolvimento social e ambiental
Objetivos: Reconhecer os ossos do esqueleto axial, e do esqueleto apendicular, diferenciando a cintura escapular e a cintura pélvica. Identificar as doenças e distúrbios relativos ao sistema ósseo, observando seus sintomas e medidas profiláticas.
Competência/ habilidade: 4.15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
Conteúdo: Anatomia, Sistema esquelético ou ósseo.
Conceitos: Esqueleto, axial, apendicular, cinturas escapular e pélvica, distúrbios ósseos.
Estratégia: Montagem de modelo anatômico do esqueleto humano e de dois distúrbios ósseos com uso de massinha de modelar.  
Procedimento: Os alunos serão divididos em grupos de 5 alunos e cada grupo receberá um kit contendo o material para a montagem do modelo e roteiro para a realização da atividade.  
Recursos: Massinha de modelar de cores diversas, papel A-4 e maquina fotográfica ou celular.
Avaliação: Cada grupo será avaliado pela montagem dos modelos, do relatório individual e pesquisa para casa sobre exercícios físicos e alimentos que auxiliam na medida profilática e cura de distúrbios ósseos do seu grupo.


Roteiro de aula

- Aula no laboratório de informatica com aplicativo de mapa anatômico interativo  Netter; 
- Aula expositiva com uso de data-show;
-Vídeo didático de sistema ósseo, e doenças e distúrbios relacionados a esse sistema. Cada aluno deverá escrever um relatório do que foi visto no vídeo, e valerá como nota;
- Sorteio de material para cada grupo, em que cada um ficara responsável pela montagem do esqueleto e de dois distúrbios ósseos, lidos no material enviado por e-mail, visto na aula teórica e anotado durante o vídeo;
- Entrega de kit para cada grupo; Cada kit conterá: Massinha de modelar de cores diversas, roteiro especifico de cada grupo; e questionário avaliativo individual;
- Acompanhamento das atividades dos alunos, auxiliando nas dificuldades e avaliando desempenho e fotografando os modelos de cada grupo para correção posterior e montagem de um mural. Esse mural será de cada grupo, uma vez que cada grupo tratará de dois distúrbios ósseos, escolhidos por meio de sorteio.
- Entrega do questionário avaliativo individual;
- Pesquisa de histórico dos dois distúrbios ósseos relativos ao seu grupo, medidas profiláticas e possíveis curas para montagem de mural escolar. Cada histórico deve conter: A doença, medidas profiláticas, alimentos ricos nos nutrientes responsáveis pelo bom funcionamento do sistema ósseo, qual a idade que uma pessoa pode ser acometida pela doença, o ano e autor da descoberta da doença, e casos famosos de cada distúrbio.


Recursos
Os modelos anatômicos serão montados com uso de massinha de modelar de cores diversas, e ficarão sobre o papel A-4 para facilitar a visualização. A máquina fotográfica ou celular serão utilizados para registrar os modelos para posterior avaliação pelo professor e montagem de um mural.  

Roteiro por grupo


           Grupo 1. 
  1. Montagem do esqueleto utilizando as seguintes cores de massinha:
Esqueleto axial - Cor: Azul
Esqueleto apendicular:
Cintura escapular - Cor: Amarela
Cintura pélvica - Cor: vermelha
  1. Montagem dos distúrbios ósseos:
- Artrite reumatoide
-Ciática


             Grupo 2. 
  1. Montagem do esqueleto utilizando as seguintes cores de massinha:
Esqueleto axial - cor: Azul
Esqueleto apendicular:
Cintura escapular - Cor: Amarela
Cintura pélvica - Cor: vermelha
  1. Montagem dos distúrbios ósseos:
- Desordem temporomandibular
- Escoliose / lordose/ sifose


           Grupo 3. 
  1. Montagem do esqueleto utilizando as seguintes cores de massinha:
Esqueleto axial - cor: Azul
Esqueleto apendicular:
Cintura escapular - Cor: Amarela
Cintura pélvica - Cor: vermelha
  1. Montagem dos distúrbios ósseos:
- Hálux Valgo
- Hérnia de disco


           Grupo 4. 
  1. Montagem do esqueleto utilizando as seguintes cores de massinha:
Esqueleto axial - cor: Azul
Esqueleto apendicular:
Cintura escapular - Cor: Amarela
Cintura pélvica - Cor: vermelha
  1. Montagem dos distúrbios ósseos:
- Lesão do menisco
- Mieloma múltiplo


Grupo 5. 

  1. Montagem do esqueleto utilizando as seguintes cores de massinha:
Esqueleto axial - cor: Azul
Esqueleto apendicular:
Cintura escapular - Cor: Amarela
Cintura pélvica - Cor: vermelha
  1. Montagem dos distúrbios ósseos:
- Osteoartrite
- Osteoporose





Cada grupo receberá juntamente com o kit o seguinte roteiro:
Questionário Avaliativo
Escola:
Data:
Nome:                                                                                  Série:                         Turma:


  1. Identifique os ossos indicados na imagem abaixo:





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