sexta-feira, 14 de março de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Instrumentação 2
Prof: Saulo Seiffert
Aluna: Tássia Assunção - 20901258

Plano de aula - Parasitologia

Inst. de Ensino: E.E. Inspetora Dulcineia Varela Moura
Disciplina: Biologia Professor(a): Tássia Assunção
Série/Ano: 2°  Ensino: Médio Tempo: 02 Turma: 03 Quantidade: 25
Tema gerador: Saúde e meio ambiente
Objetivos: Conhecer o ciclo de vida dos helmintos que são vermes invertebrados, e ainda as doenças causadas por esses parasitas, bem como seus mecanismos de transmissão e como trata-las e preveni-las.
Competência/ habilidade: 8. 30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Conteúdo: Parasitologia, verminose
Conceitos: Helmintos, verminose, ciclo de vida, helmintos, nematelmintos
Estratégia: Colagem do ciclo de vida de helmintos em cartolina com descrições focadas em doenças, prevenções, tratamento, melhorias na saúde pública, e limpeza ambiental.
Procedimento: Os alunos serão divididos em grupos de 5 alunos e cada grupo receberá um kit contendo o material para a colagem do ciclo na cartolina e roteiro para a realização da atividade. Após a colagem do ciclo, os alunos se organizarão para a apresentação do cartaz para os demais alunos e professor.
Recursos: Ciclo recortado, cartolina, cola, canetinhas coloridas, livro didático, revistas do conteúdo
Avaliação: Cada grupo será avaliado pela colagem correta do ciclo, do relatório individual do vídeo e o questionário avaliativo individual. 



Roteiro de aula

- Video didático sobre parasitoses por vermes (Ascaridíase, teníase, ancilostomose, esquistossomose, filariose);
- Aula expositiva com uso de data-show;
- Sorteio de material para cada grupo, em que cada um ficara responsável pela colagem do ciclo e as descrições focadas em doenças, prevenções, tratamento, melhorias na saúde pública, e limpeza ambiental.;
·         Grupo 1: Ascaridíase
·         Grupo 2: Teníase
·         Grupo 3: Ancilostomose
·         Grupo 4: Filariose
·         Grupo 5: Esquistossomose
- Entrega de kit para cada grupo; Cada kit conterá: ciclo de um parasita helminto, roteiro de cada grupo; revistas sobre parasitoses e livro didático fornecido pelo professor, e questionário avaliativo individual;
- Apresentação do cartaz;
- Entrega do relatório do vídeo;
- Entrega do questionário avaliativo individual;



Roteiro por grupo
- O ciclo do verme deve ser montado com uso de cola na cartolina;
- As anotações sobre doenças, prevenções, tratamento, melhorias na saúde pública, e limpeza ambiental para evitar contaminação por verminoses serão pesquisadas no livro didático e nas revistas, e serão anotadas na cartolina com o uso de canetinhas coloridas.
- Apresentação do cartaz;
- Entrega do questionário avaliativo e do relatório do vídeo;
Cada grupo receberá juntamente com o kit o seguinte roteiro:
Relatório Avaliativo
Escola:
Data:
Nome:                                                                                  Série:                         Turma:

  1. Descreva os ciclos das parasitoses por helmintos que você conhece viu na aula;

  1. Você já foi acometido por algum desses parasitas? Se sim, qual? Quais sintomas você observou?


  1. Quais as medidas de prevenção e higiene você conhece que são recomendadas para evitar a contaminação por esses parasitas?


  1. Quais as medidas que você acha que devem ser tomadas para cuidar do meio ambiente e assim evitar a contaminação por helmintos?



Figura 1. Ciclo ascaridíase







Figura 2. Esquistossomose



Figura 3. Filariose


Figura 4. Teníase


Figura 5. Ancilostomose

Nenhum comentário:

Postar um comentário