quarta-feira, 12 de março de 2014


 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Instrumentação 2
Prof: Saulo Seiffert
Aluna: Tássia Assunção - 20901258

Plano de aula Investigativo 

Disciplina: Biologia Professor(a): Tássia Assunção
Série/Ano: 3°  Ensino: Médio Tempo: 02 Turma: 03 Quantidade: 32
Tema gerador: Desenvolvimento social e ambiental
Objetivos: Investigação da transferência do gene de sensibilidade ao PTC (Feniltiocarbamida) em âmbito familiar
Competência/ habilidade:  4.13 – Reconhecer mecanismos de transmissão de vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
Conteúdo: Genética
Conceitos: Gene, genótipo, fenótipo, heredograma
Estratégia: Aplicação de PTC nos membros da família, observação da sensibilidade ao componente, e construção de um heredrograma
Procedimento:: Em um primeiro momento será ministrada uma aula sobre herança genética, a primeira lei de Mendel, heredrograma e probabilidade. Ao fim da aula os alunos serão orientados para a segunda parte da aula que será da seguinte forma: cada aluno receberá um pequeno frasco contendo PTC e fará uma investigação com as pessoas da sua família, fazendo anotações de quem sente o sabor da substancia e quem não sente sabor. A pesquisa deve ser feita no primeiro dia com os familiares mais próximos como pais, irmãos. Nos dias seguintes a investigação será estendida para os avós paternos e maternos, tios, tias e primos. Cada aluno deverá coletar dados com o maior numero de parentes que puder em uma semana. Ao fim da coleta de dados, será montado o heredograma e dessa forma cada aluno apontará se a sensibilidade ao PTC é uma característica recessiva ou dominante e de que parente ancestral a herança foi passada pras próximas gerações, e qual a probabilidade de os descendentes de cada aluno ser sensível ou não à essa substância.
 Recursos: Data-show, PTC
Avaliação: Composição de heredograma e probabilidade de os descendentes serem sensíveis ou não ao PTC.


Roteiro de aula
- Aula expositiva com uso de quadro e pincéis;
- Entrega de frascos com PTC para cada aluno;
- Acompanhamento das atividades dos alunos, auxiliando nas dificuldades;
- Entrega do heredograma;

A capacidade de sentir o PTC depende de um gene dominante, onde uma pessoa pode ter uma alta capacidade de gustação, ou então alguns alimentos se apresentam sem sabor. Os indivíduos que são mais sensíveis ao PTC são chamados de super gustadores do ponto de vista evolutivo. Levando esta aula investigativa e a genética para um contexto social, podemos observar  o quanto pode ser importante saber de que parente ancestral se herda algumas características, e ainda poder ter uma probabilidade de essas características passarem para a descendência. Essas características vão desde a sensibilidade a uma substancia que determina a capacidade ou não de gustação a algumas substancias, como também de doenças genéticas, albinismo, lóbulo de orelha, bico de viúva, cor dos olhos, cabelos, pele, entre outras características. Além de poder “prever” se a descendência tem ou não riscos de herdar algumas características que possam vir a ser prejudicial, como pré-disposição  para ter pressão alta,  diabetes ou ate características como polidactilia ou albinismo. 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário