quarta-feira, 12 de março de 2014



UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA II
PROFESSOR: SAULO SEIFFERT
ALUNA: TÁSSIA ASSUNÇÃO – 20901258
RESUMO TEORIA DA EDUCAÇÃO DE NOVAK – CAP. 12

Joseph D. Novak, professor da Universidade de Cornell nos Estados Unidos é coautor da segunda edição do livro da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. A colaboração de Novak é tão grande, que a teoria de Ausubel devia ser chamada de teoria de Ausubel e Novak. A proposta do ultimo é mais ampla na qual a TAS é integrante, um conceito-chave. Partindo da ideia de que educação é o conjunto de experiências (cognitivas, afetivas e psicomotoras) que contribuem para o engrandecimento do indivíduo para lidar com a vida diária.
A premissa básica dessa teoria é que os seres humanos fazem três coisas: pensam, sentem e atuam (fazem), segundo ele, deve-se considerar cada um destes elementos e ajudar a explicar como se pode melhorar as maneiras pelas quais os humanos agem. Qualquer evento educativo e uma ação para trocar significados (pensar) e sentimentos entre o aprendiz e o professor.
Schwab propôs em 1973 os “lugares comuns” da educação, e posteriormente essa teoria foi ampliada por Novak. A teoria de Schwab propunha que qualquer fenômeno educativo envolve, direta ou indiretamente quatro elementos que ele chama de lugares comuns: o aprendiz (aprendizagem), o professor (ensino), matéria de ensino (currículo), e matriz social (meio, contexto). Um exemplo que podemos considerar é em um fenômeno educativo, de alguma maneira, alguém (aprendiz) aprende algo (adquire conhecimento) interagindo (trocando significados) com alguém (professor) ou alguma coisa (livro ou programa de computador) em um certo contexto (em uma escola, sociedade, cultura, regime politico). A esses quatro elementos, Novak acrescentou mais um que é ou deveria ser sempre presente nos eventos educacionais – a avaliação. Além de disso ele prefere o termo conhecimento em vez de matéria e elemento em vez de lugar comum. Portanto, os cinco elementos de Novak são: aprendiz, professor, conhecimento, contexto e avaliação.
A avaliação se encaixa porque muito do que acontece no processo ensino-aprendizagem-conhecimento-contexto depende da avaliação, ou como propõe Novak, muito do que acontece nas vidas das pessoas depende de avaliação.  Esses cinco pontos são essenciais na teoria de Novak em que qualquer evento educativo implica uma ação para trocar significados e sentimentos entre professor e aluno. Consideramos então que que o objetivo da troca de significados é a aprendizagem significativa de um novo conhecimento contextualmente aceito. Uma das condições para que ocorra esse tipo de aprendizagem é que o aluno apresente uma predisposição para aprender e a outra é que o material de aprendizagem seja potencialmente significativo. Como citado anteriormente, existe uma troca de significados e também uma troca de sentimentos, e essa predisposição para aprender esta intimamente relacionada com a experiência afetiva que o aprendiz tem no evento educativo. A hipótese de Novak é que a experiência afetiva é positiva e intelectualmente construtiva quando o aprendiz tem ganhos em compreensão, reciprocamente, a sensação afetiva é negativa e gera sentimentos de inadequação quando o aprendiz não sente que está aprendendo o novo conhecimento. A aprendizagem significativa requer predisposição para aprender, e ao mesmo tempo, gera esse tipo de experiência afetiva. No entanto, aprendizagem significativa não é sinônimo de aprendizagem correta, um aluno pode aprender de maneira significativa errado, ou seja, o aluno pode dar significados aos conceitos mas não são compartilhados pela comunidade de usuários, chamados de contextualmente errôneos.
O segundo estágio da aprendizagem significativa é a assimilação obliteradora, onde imediatamente após a interação entre o novo conhecimento e o conhecimento especificamente relevante, claro, diferenciado, por meio do qual o novo adquire significados e o preexistente ganha significados adicionais. Os significados adquiridos vão sendo progressivamente obliterados até atingirem o estagio final de significados residuais. Essa etapa em que ocorre a aquisição de um novo significado e a sua transferência em significado residual chama-se retenção.
Novak dedica ainda grande parte da sua teoria ao conceito da aprendizagem significativa e à facilitação desta aprendizagem por meio de duas estratégias instrucionais, o mapeamento conceitual e o vê epistemológico de Gowin.

Nem sempre aulas bem dadas poderão levar a uma mudança conceitual, no sentido de abandono definitivo dos significados alternativos e adoção dos significados científicos. Talvez uma saída seja uma construção de significados que vão obliterando significados alternativos ao invés de uma substituição.  

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