terça-feira, 11 de março de 2014


                Proposta de aula - Genética 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Instrumentação 2
Prof: Saulo Seiffert
Aluna: Tássia Assunção - 20901258

Plano de aula

Inst. de Ensino: E.E. Inspetora Dulcineia Varela Moura
Disciplina: Biologia
Professor(a): Tássia Assunção
Série/Ano: 2°  Ensino: Médio Tempo: 02 Turma: 03 Quantidade: 25
Tema gerador: Desenvolvimento social e ambiental
Objetivos: Identificar os padrões estruturais de formação do material genético, na formação da cadeia do DNA e do RNA e os pares respectivos de cada base nitrogenada.  A maquete possibilitará uma representação de uma estrutura do DNA na forma dupla-hélice, os pares de bases possibilitarão um aprendizado de um nível mais molecular da estrutura dos ácidos nucleicos e a montagem das fitas complementares do DNA e do RNA proporcionarão uma visualização de como as bases se complementam e se ocorresse um erro na formação dos pares causariam mutações.
Competência/ habilidade: 4.13 Reconhecer mecanismos de transmissão de vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
Conteúdo: Genética, Estruturas DNA e RNA
Conceitos: DNA, RNA, nucleotídeos, nucleosídeos, bases nitrogenadas, replicação, transcrição.
Estratégia: Montagem de maquete da estrutura do DNA, e resolução didática de relações de pares de bases e fita complementar.
Procedimento: Os alunos serão divididos em grupos de 5 alunos e cada grupo receberá um kit contendo o material para a confecção da maquete e o material para relacionar os pares de bases e montar a fita complementar de um filamento de DNA da fase da replicação, e do RNA na transcrição.
Recursos: Arame, palitos, jujubas, emborrachado, isopor, cola de isopor.
Avaliação: Cada grupo será avaliado pela montagem da maquete, dos pares de base e das fitas complementares, e cada aluno será avaliado individualmente por meio de questionário avaliativo, e pesquisa sobre mutações genéticas relacionadas a pares de bases.  





Roteiro de aula
- Aula expositiva com uso de data-show;
-Vídeo didático de nucleotídeos, replicação, transcrição e mutações genéticas relacionadas aos pares de bases nitrogenadas;
- Entrega de kit para cada grupo; Cada kit conterá: jujubas, arames, palitos, e o material emborrachado previamente confeccionado pelo professor;
- Acompanhamento das atividades dos alunos, auxiliando nas dificuldades e avaliando desempenho;
- Entrega do questionário avaliativo individual;
- Pesquisa de histórico de mutações genéticas individual;
Recursos
A maquete será feita com o uso dos arames, jujuba e palitos. Os arames irão representar a fita do DNA que engloba os fosfatos e as pentoses; as jujubas representarão as bases nitrogenadas; os palitos representarão as pontes de Hidrogênio, onde as ligações fortes (Citosina-Guanina) serão representadas com 3 palitos e as ligações fracas (Timina-Adenosina) serão representadas com 2 palitos. Os nucleotídeos da segunda e da terceira fase da atividade serão confeccionados com emborrachado. A fita molde do DNA será GGC AAT e a fita complementar será CCG TTA.


 Roteiro por grupo
Cada grupo receberá juntamente com o kit o seguinte roteiro:
Confecção da maquete: Para montar o código genético, formamos primeiro a fita mãe ou fita molde no primeiro arame, a sequência de bases da fita molde será:
GGC AAT
Depois montar a fita complementar com os pares de bases correspondentes.
Cores das jujubas e respectivas bases nitrogenadas:
Citosina - Vermelha - A
Timina - Verde - G
Adenosina - Amarela - C
Guanina - Roxa – T

Em seguida, com o uso dos palitos serão montadas as ligações fortes e as ligações fracas.
ATENÇÃO: A quantidade de palitos diferencia as ligações fortes das ligações fracas, 3 palitos para as ligações fortes (G-C) e 2 palitos para as ligações fracas (A-T).

Montagem dos nucleotídeos será feita com a  utilização  dos fosfatos, as pentoses e os pares de bases correspondentes. Onde cada componente é representado da seguinte forma: 






- Montagem da fita complementar do DNA durante a replicação e do RNA durante a transcrição.






Questionário Avaliativo
Escola:
Data:
Nome:                                                                                  Série:                         Turma:

  1. Nomeie corretamente as cinco estruturas abaixo:





2. Qual o significados das siglas e a disposição de suas fitas (dupla fita ou simples fita):
DNA -
RNA -


3. Identifique corretamente as estruturas indicadas nas setas abaixo: 

















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