Proposta de aula - Genética
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO AMAZONAS
Instrumentação
2
Prof: Saulo
Seiffert
Aluna:
Tássia Assunção - 20901258
Plano de
aula
Inst. de Ensino: E.E. Inspetora Dulcineia
Varela Moura
Disciplina: Biologia
Professor(a): Tássia Assunção
Série/Ano: 2° Ensino: Médio Tempo: 02 Turma: 03 Quantidade: 25
Tema gerador: Desenvolvimento social e ambiental
Objetivos: Identificar os padrões estruturais de
formação do material genético, na formação da cadeia do DNA e do RNA e os pares
respectivos de cada base nitrogenada. A maquete possibilitará uma representação de uma
estrutura do DNA na forma dupla-hélice, os pares de bases possibilitarão um
aprendizado de um nível mais molecular da estrutura dos ácidos nucleicos e a
montagem das fitas complementares do DNA e do RNA proporcionarão uma
visualização de como as bases se complementam e se ocorresse um erro na
formação dos pares causariam mutações.
Competência/ habilidade: 4.13 Reconhecer mecanismos de transmissão de vida, prevendo ou
explicando a manifestação de características dos seres vivos.
Conteúdo: Genética, Estruturas DNA e RNA
Conceitos: DNA, RNA, nucleotídeos, nucleosídeos, bases nitrogenadas, replicação,
transcrição.
Estratégia: Montagem de maquete da estrutura do DNA, e resolução didática de
relações de pares de bases e fita complementar.
Procedimento: Os alunos serão divididos em grupos de 5 alunos e cada grupo receberá
um kit contendo o material para a confecção da maquete e o material para
relacionar os pares de bases e montar a fita complementar de um filamento de
DNA da fase da replicação, e do RNA na transcrição.
Recursos: Arame, palitos, jujubas, emborrachado, isopor, cola de isopor.
Avaliação: Cada grupo será avaliado pela montagem da maquete, dos pares de base e
das fitas complementares, e cada aluno será avaliado individualmente por meio
de questionário avaliativo, e pesquisa sobre mutações genéticas relacionadas a
pares de bases.
Roteiro de aula
- Aula expositiva com uso de data-show;
-Vídeo didático de nucleotídeos, replicação, transcrição
e mutações genéticas relacionadas aos pares de bases nitrogenadas;
- Entrega de kit para cada grupo; Cada kit conterá:
jujubas, arames, palitos, e o material emborrachado previamente confeccionado
pelo professor;
- Acompanhamento das atividades dos alunos, auxiliando
nas dificuldades e avaliando desempenho;
- Entrega do questionário avaliativo individual;
- Pesquisa de histórico de mutações genéticas individual;
Recursos
A maquete será feita
com o uso dos arames, jujuba e palitos. Os arames irão representar a fita do
DNA que engloba os fosfatos e as pentoses; as jujubas representarão as bases
nitrogenadas; os palitos representarão as pontes de Hidrogênio, onde as ligações fortes
(Citosina-Guanina) serão representadas com 3 palitos e as ligações fracas
(Timina-Adenosina) serão representadas com 2 palitos. Os nucleotídeos da
segunda e da terceira fase da atividade serão confeccionados com emborrachado.
A fita molde do DNA será GGC AAT e
a fita complementar será CCG TTA.
Roteiro por grupo
Cada
grupo receberá juntamente com o kit o seguinte roteiro:
Confecção da maquete: Para
montar o código genético, formamos primeiro a fita mãe ou fita molde no
primeiro arame, a sequência de bases da fita molde será:
GGC AAT
Depois
montar a fita complementar com os pares de bases correspondentes.
Cores das jujubas e respectivas bases nitrogenadas:
Citosina
- Vermelha
- A
Timina - Verde
- G
Adenosina
- Amarela
- C
Guanina -
Roxa
– T
Em seguida, com o uso dos palitos serão montadas as ligações
fortes e as ligações fracas.
ATENÇÃO: A quantidade de palitos diferencia as
ligações fortes das ligações fracas, 3 palitos para as ligações fortes (G-C) e
2 palitos para as ligações fracas (A-T).
Montagem dos
nucleotídeos será feita com a utilização
dos fosfatos, as pentoses e os pares de bases correspondentes. Onde cada
componente é representado da seguinte forma:
- Montagem da fita complementar do DNA
durante a replicação e do RNA durante a transcrição.
Questionário
Avaliativo
Escola:
Data:
Nome:
Série:
Turma:
2. Qual o significados das siglas e a
disposição de suas fitas (dupla fita ou simples fita):
DNA -
RNA -
3. Identifique corretamente as estruturas indicadas nas setas abaixo:
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