quarta-feira, 12 de março de 2014




PLANEJAMENTO DE MINICURSO


TEMA: EFEITOS DE ANABOLIZANTES E SUPLEMENTOS ALIMENTARES NO ORGANISMO

Introdução

O uso de anabolizantes vem se tornando, a cada dia, um hábito comum, principalmente pelas pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade, ajudar na cura de lesões ou simplesmente por questões estéticas. Porém, o consumo excessivo desse tipo de produto é muito perigoso e pode causar danos irreparáveis ao corpo humano. Os esteroides androgênicos anabólicos, mas conhecidos como anabolizantes é um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular. O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como:  aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranoia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite).  No caso das mulheres, o uso de anabolizantes pode gerar características masculinas no corpo, como engrossamento da voz e surgimento de pelos além do normal. Além disso, aumento do tamanho do clitóris, irregularidade ou interrupção das menstruações, diminuição dos seios e aumento de apetite. Nos homens, o excesso de anabolizantes pode causar aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem dos espermatozoides e calvície. Em adolescentes, as consequências podem ser piores, como comprometimento do crescimento, maturação óssea acelerada, aumento da frequência e duração das ereções, desenvolvimento sexual precoce, hipervirilização, crescimento do falo (hipogonadismo ou megalofalia), aumentos dos pelos púbicos e do corpo, além do ligeiro crescimento de barba. 

Os suplementos alimentares para fisiculturismo são usados por praticantes de atividade física, mais comum em praticantes de musculação, proporciona nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e etc.
A grande vantagem dos suplementos para fisiculturismo é a pouca quantidade de gordura presente neles.
O uso de suplementos cresce no mercado e milhares de pessoas buscam esse tipo de produto na esperança de mais saúde, beleza e rendimento. As promessas de resultados feitas pelos fabricantes geralmente não possuem qualquer respaldo científico ou são embasadas em pesquisas encomendadas.



Objetivo

Este minicurso tem o objetivo de apresentar os efeitos, as vantagens e as desvantagens do uso de anabolizantes e suplementos alimentares por atletas e pessoas buscam uma boa obtenção de massa muscular. Tem por objetivo ainda diferenciar esses dois componentes, e destacar os riscos que podem trazer para a saúde dos consumidores se utilizados de forma inadequada, contribuindo assim de forma informativa para tentar conscientizar as pessoas dos perigos e cuidados ao administrar esses produtos.  
Metodologia
           
O minicurso será realizado em cinco dias, e tem como público alvo atletas, personal trainers, e publico em geral.

1 dia: Palestras e debates sobre o tema “O que são e quais os efeitos de anabolizantes e suplementos alimentares?”
2 dia: Palestras e mesa redonda com monitoramento do responsável da realização do minicurso.
3 e 4 dia: Work shop com diversas marcas de suplementos alimentares, com acompanhamento e debates com nutricionistas, explanando as contribuições que o uso desses produtos oferecem para atletas, idosos e pessoas com deficiência metabólica.


5 dia: Abertura de espaço para visitação em academias e lojas de suplementos para pequenas entrevistas com vendedores e professores de musculação. O objetivo dessa visita é observar a concepção que essas pessoas têm a respeito deste tema.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário