quarta-feira, 12 de março de 2014

  UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Instrumentação 2
Prof: Saulo Seiffert
Aluna: Tássia Assunção - 20901258
Plano de aula - Problema verdadeiro

Disciplina: Biologia Professor(a): Tássia Assunção
Série/Ano: 2°  Ensino: Médio Tempo: 03 Turma: 04 Quantidade: 25
Tema gerador: Desenvolvimento social e ambiental
Objetivos: Conhecer as principais características anatômicas das aves relacionando-as com seus hábitos.
Competência/ habilidade:  4.16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos em qualquer nível de organização taxonômica  dos seres vivos.
Conteúdo: Anatomia – Animal – Aves
Conceitos: Aves, características, hábitos alimentares
Estratégia: Estudo sobre a variedade anatômica relacionadas aos hábitos alimentares de aves.
Procedimento:: Identificar estruturas que diferenciam os táxons dos artrópodes  relacionando essas características à grande variedade de ambientes conquistados por esses animais.
Recursos: Utilização de dados em fichas para investigação de uma situação fictícia.
Avaliação: Composição de relatórios, com descrição das pistas para a conclusão do caso e descrição das aves presentes na atividade com identificação das estruturas anatômicas.


Processo: Os estudantes devem resolver um problema investigativo, com base no que foi visto em sala de aula sobre os hábitos alimentares de alguns animais bem como as suas estruturas anatômicas utilizadas para alimentação.
Problema de Investigação: Um biólogo possui uma coleção de animais que inclui algumas espécies de aves, ratos, morcegos, répteis e alguns insetos. Dentre as espécies de aves havia um tucano, duas araras azuis, um falcão e uma coruja. Dentre as espécies de répteis havia uma jiboia, uma iguana e alguns jacarés. Um certo dia, o biólogo percebeu que alguns roedores haviam sumido da gaiola. Esta havia sido arrombada, e pelos arranhões nas barras da gaiola o biólogo decidiu então investigar qual dos animais havia arrombado a gaiola e possivelmente devorado os ratinhos.

·         Pista 1 – Animais carnívoros: Falcão, coruja, jibóia, jacaré
·         Pista 2 – Animais que possuem garras: Falcão, coruja, araras, jacarés
·         Pista 3 – A gaiola ficava pendurada no meio da sala, portanto o animal infrator possivelmente voa. Animais que voam: Falcão, araras, coruja, tucano, morcego
·         Pista 4 – Quais suspeitos que aparecem nas 3 pistas?
         
Resolução do caso: Observação das fezes das duas aves suspeitas.

Conclusão: Esta atividade visou despertar interesse e curiosidade pela ciência de forma investigativa, seguindo os passos que uma investigação cientifica exige, como observação, formulação de hipóteses e teorias para chegar a uma conclusão que corrobore ou não as teorias. Desta forma os estudantes poderão ter um contato com a pesquisa e possivelmente proporcionar a eles um contato com uma possível escolha profissional nesta área das ciências. 

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