quarta-feira, 12 de março de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA II
PROFESSOR: SAULO SEIFFERT
ALUNA: TÁSSIA ASSUNÇÃO – 20901258

ESTRATEGIA DE AULA COM EXPERIMENTO DE OBSERVAÇÃO

O processo de uma atividade experimental de observação é bastante útil pois proporciona uma forma de observação de um determinado fenômeno que seja possível atuar sobre variáveis. Um exemplo de aula experimental pode ser a observação da metamorfose de um girino ate que se torne um sapo adulto. 
Uma forma de explorar essa estratégia de aula, é montar um aquário com um girino como habitante. Os alunos terão algumas aulas para a observação do desenvolvimento e identificação do animal existente no aquário. Dessa forma, será possível fazer uma comparação da morfologia inicial do animal, com a transformação de transição e a morfologia final do animal.

As aulas seriam divididas em 3 e seriam da seguinte forma:
- Aula 1 – Problema: Que animal é esse?
Observação dos animais presentes no aquário, cada aluno deverá fazer um desenho e descrição do animal em seu caderno.
- Aula 2 – Problema: Quais as mudanças ocorridas no animal desde a observação inicial na aula um?
 Cada aluno deverá fazer um desenho e descrição do animal em seu caderno.
- Aula 3 – Problema: Houve mudanças no animal?
Cada aluno deverá fazer um desenho e descrição do animal em seu caderno.

Avaliação: Com os dados obtidos com a observação, cada aluno deverá fazer uma comparação das mudanças que ocorreram no animal no decorrer das  três aulas, e identifica-lo no reino animal (peixe ou anfíbio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário